Viajando pelos destinos turísticos do maranhão

Viajando pelos destinos turísticos do maranhão

Tempo de leitura: 3 minutos

Lençois Maranhenses

Nesta artigo de nosso blog, trazemos para você um pouco do Maranhão: sua cultura, belezas e pontos turísticos. Sendo um dos maiores Estados brasileiros do Nordeste, apresenta um rico ecossistema composto por manguezais, praias, rios, cachoeiras e um deserto tropical. Apesar de fundada pelos franceses, em 1612, e ocupada pelos holandeses, foram os portugueses que deixaram uma bela herança arquitetônica à capital maranhense, São Luís.

Os mais de três mil sobrados e casarões se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico da cidade, no bairro de Praia Grande. Hoje, estas que eram as casas dos barões antigos, foram transformadas em espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Porém, São Luís também teu seu lado moderno e luxuoso. Do outro lado do Rio do Anil está a parte nova da cidade, ligada à área antiga pela ponte José Sarney. Naquele lado estão grandes prédios, shoppings centers, restaurantes sofisticados que têm no cardápio pratos típicos como o arroz-de-cuxá, além de bares ao redor da envolvente Lagoa da Jansen.

As praias da capital maranhense também ficam nesta área. A maré costuma variar bastante ao logo do dia, ainda assim, dá para aproveitar um banho em Calhau, Olho D’Água e Araçagi.

Além da história, São Luís mantém culturas e tradições: O Bumba-Meu-Boi – é uma representação folclórica que combina teatro, música e dança, e atrai pessoas de todos os lugares, toma conta das ruas nos meses de junho e julho.

Entre os pontos turísticos muito conhecidos e considerado um dos principais destinos quando o assunto é turismo no Maranhão, destacamos aqui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: de uma beleza fascinante, o Pólo Parque dos Lençóis, fica no litoral oriental do Maranhão, e envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo a principal entrada para esta fantástica beleza natural.

Criado em 1981, o local possui uma área total de 156,5 mil hectares, e integra a Rota das Emoções. Suas dunas são formadas pela força dos ventos, o que acaba por modificar constantemente sua aparência. Por lá, ainda é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas que ocorrem sempre no primeiro semestre do ano. 

 

Carnaval em São Luis – Maranhão

 A seguir, destacamos alguns locais também interessantes para quem quer conhecer o Maranhão:

Atrações

  • Pequenos Lençóis Maranhense
  • Lagoas Bonita e Azul
  •  Rio Preguiças
  • Teatro Arthur Azevedo

Locais Históricos

  • Palácio dos Leões
  • Palácio Daniel de La Touche
  • Palácio La Ravardiére
  • Pelourinho

Museus

  • Museu Histórico e Artístico
  • Museu de Arte Sacra
  • Museu Casa Histórica de Alcântara
  • Casa do Maranhão

 

Centro Histórico de São Luis
Palácio dos Leões – Sede do Governo do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *