Peça-chave para todos empreendedores, a contabilidade é ferramenta fundamental para o planejamento financeiro, tomada de decisões e manutenção da ordem nas finanças das companhias. Assim, quando se trata de empreendedorismo, é um valioso instrumento para planejar o futuro do negócio, pois ajuda a estabelecer metas, monitorar o fluxo de caixa, identificar oportunidades para expandir ou reduzir operações e fornecer clara visão das finanças do negócio.
Por esse motivo, quem deseja entrar no universo do empreendedorismo necessita ter uma equipe independente, experiente e confiável atuando na área contábil. Especialista em contabilidade e mestre em Controladoria, Enzo Ribeiro destaca a importância da contabilidade para as empresas.
“A contabilidade é essencial em qualquer negócio. Isso inclui a preparação de impostos e a elaboração de balanços patrimoniais e de demonstrativos financeiros. Uma contabilidade organizada e precisa ajuda a evitar problemas com os órgãos regulatórios”,
avalia.
A contabilidade se mostra ainda mais essencial para os empreendedores quando números são explicitados. De acordo com a Serasa Experian, 28% de micro e pequenas empresas estão no vermelho. Já outro dado relevante é um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que aponta que 48% das companhias brasileiras encerram suas atividades em até três anos devido a problemas de gestões administrativa, organizacional e
financeira.
Logo, para a obtenção de êxito no empreendedorismo é preciso de gestão sólida e equipe experiente e confiável para aumentar as chances de não entrar nos números negativos. Contudo, a contabilidade vai além da questão financeira e também ajuda o empreendedor em outras áreas de forma indireta.
“Um ponto que é preciso reforçar é que a contabilidade não é apenas uma atividade financeira, mas também uma ferramenta de comunicação. Relatórios contábeis precisos e bem elaborados podem ajudar a atrair investidores, parceiros comerciais e clientes. Eles fornecem uma visão clara da saúde financeira da empresa, ajudando, assim, os empreendedores”, enfatiza o especialista.
Fonte: Portal Terra
Deixe um comentário