Parte 3
Um dos principais pontos que preocupam empresários ao abrir o seu negócio é saber como evitar a falência. São diversos os motivos que podem levar a essa situação. A crise financeira do país é uma delas, assim como a falta de planejamento, má gestão e ausência de funcionários capacitados, entre outros aspectos.
Pensando nisso, reunimos informações essenciais neste artigo para explicar a importância de um bom planejamento, as principais causas da falência e como evitá-las. Continue a leitura para saber mais!
8. Ofereça um atendimento personalizado
Oferecer um atendimento personalizado e de qualidade para os seus clientes é uma forma eficiente não só de entregar um serviço com maior qualidade, mas também para saber mais sobre o seu consumidor.
Mas como fazer isso? Utilizar ferramentas tecnológicas voltadas ao suporte pode ajudar muito, já que isso centraliza as informações sobre os clientes, trazendo mais recursos para seu negócio conseguir trabalhar com base nesses dados.
Dessa forma, é possível entender as necessidades dos seus clientes e implementar melhorias para atendê-las. Além de fidelizar, esse tipo de ação atrai mais clientes com o marketing boca a boca.
9. Faça uma gestão de riscos
É comum na história de qualquer empresa enfrentar momentos de crise. O que pode ser um grande diferencial para evitar esse tipo de situação é a antecipação de problemas, a fim de evitar ou minimizar os seus impactos.
Isso pode ser alcançado por meio de uma gestão de riscos, na qual o gestor analisa possíveis cenários e estuda recursos e saídas para a solução de cada uma das situações.
10. Evite o efeito “bola de neve”
Para gerenciar a crise, é preciso, além de identificar os eventuais problemas e implementar soluções, fazê-las de maneira rápida, com urgência. Isso porque, ao ignorar a situação, protelando as medidas necessárias, torna mais difícil a solução, já que os problemas se acumularão, criando uma “bola de neve”.
Assim, ao identificar uma possível situação de crise, é urgente fazer um diagnóstico precoce, pois quanto antes você tomar medidas para a solução, mais chances o seu negócio terá para se recuperar e evitar outros problemas.
11. Consulte especialistas
Há momentos em que uma consultoria é imprescindível para ajudar a empresa a sair da crise e evitar a sua falência. Nesse sentido, uma consultoria especializada tem muito a oferecer, pois conta com uma visão ampliada dos negócios e técnicas que podem otimizar os seus processos para trazer mais eficiência operacional.
Além disso, um consultor pode sugerir um corte eficaz de gastos e a reformulação de atividades, fornecendo, ainda, estratégias de retenção de talentos, bem como fidelização e atração de novos clientes. Tudo isso ajuda a empresa a sair da crise e a se reerguer de maneira competitiva e eficiente.
Como você pôde ver, saber como evitar a falência é fundamental para manter o seu empreendimento competitivo no mercado. Além de um bom planejamento, a capacitação e o controle financeiro formam o tripé para atingir os objetivos e evitar problemas que podem levar ao fechamento do negócio.
Deixe um comentário