Um dos principais pontos que preocupam empresários ao abrir o seu negócio é saber como evitar a falência. São diversos os motivos que podem levar a essa situação. A crise financeira do país é uma delas, assim como a falta de planejamento, má gestão e ausência de funcionários capacitados, entre outros aspectos.
Pensando nisso, reunimos informações essenciais neste artigo para explicar a importância de um bom planejamento, as principais causas da falência e como evitá-las. Continue a leitura para saber mais!
4. Separe a pessoa física da jurídica
Retirar valores da empresa sem planejamento, só por ser o dono do negócio, é uma ação que pode afetar seriamente o fluxo de caixa e o capital de giro. Para evitar que isso ocorra, abra uma conta para pessoa jurídica e outra para a física. Além disso, estabeleça uma quantia adequada para retirada mensal, como se fosse um salário.
5. Renegocie prazos
A renegociação de dívidas é fundamental para a mudança e um excelente sinal de que o empresário está agindo para honrar com os seus compromissos e reestruturar o negócio. Para renegociar um contrato, é interessante que você e o banco cheguem a um acordo favorável para ambos.
Nesse sentido, é preciso analisar diversos elementos, como:
- taxa de juros a ser cobrada;
- quantidade de parcelas;
- prazo para pagamento;
- valor total da dívida, entre outros.
Não adianta se comprometer com o pagamento de parcelas muito altas se você não sabe se vai poder quitar tudo no prazo de vencimento. Isso pode demonstrar uma falta de seriedade e dificultar o relacionamento, prejudicando futuras negociações.
6. Aposte na inovação
A oferta de bens e serviços deve ser repensada de maneira contínua. Para isso é preciso investir em produtos e serviços diferenciados e tecnologia. Dessa forma, busque sempre inovar para ganhar uma vantagem competitiva, conquistar clientes e fidelizar os que já fazem parte do seu público cativo.
7. Capacite e retenha seus talentos
Poder contar com excelentes profissionais do seu segmento é um dos meios mais certeiros para o sucesso do seu negócio. Eles são os responsáveis por manter os fluxos funcionando para que as metas e objetivos propostos sejam alcançados.
Por isso, invista em processos seletivos eficientes e ações que ofereçam recompensas pelos bons trabalhos realizados. Isso ajudará seu negócio a ser a primeira opção dos colaboradores, mantendo-os interessados e comprometidos.
Deixe um comentário