Press ESC to close

Consultorias  Empresariais apontam habilidades preferidas

Peso de IA, ESG e tributos são apontados por consultorias de recrutamento como pontos cada vez mais requisitados

 Notamos no segundo semestre aumento na busca de CEOs com maior orientação à estratégia de novos negócios e crescimento”, afirmam especialistas. “Também houve maior busca por diretores comerciais e de unidades de negócio, o que evidencia maior apetite para crescimento futuro.”

Já outra renomada consultoria constatou, em pesquisa sobre governança e remuneração dos conselhos, a tendência de crescimento na busca por membros independentes, com maior equidade de gênero e modelos de pagamento mais variados. Ao comparar apenas as 84 empresas que responderam tanto à pesquisa de 2021 quanto a de 2022, todas aumentaram os honorários fixos de seus conselheiros. O maior incremento ficou por conta dos independentes. No pacote de remuneração total, porém, o presidente de conselho independente teve uma leve redução nos ganhos, de 1%.

“Uma revolução invisível vem acontecendo em relação à contratação de conselheiros”, apontou o especialista e disse que  “Além das pouco mais de 400 empresas listadas na bolsa brasileira, que são obrigadas a manter seus conselhos de administração por aspectos regulatórios, muitas empresas privadas e sem capital aberto têm visto em sua constituição uma forma de facilitar o acesso a novas fontes de financiamento, seja na busca de sócios ou via instrumentos financeiros no mercado de capitais.”

Com isso, ele afirma que tem havido um aumento expressivo na formação de conselhos (consultivos ou de administração) e na busca por profissionais com capacidade de incorporar novos conhecimentos, principalmente em governança corporativa, finanças, novos negócios, tecnologia e pessoas.