Com o objetivo de auxiliar no processo de tomada de decisão da empresa, a contabilidade gerencial fornece informações necessárias e úteis para que o empreendedor e seu contador pensem em estratégias mais assertivas para o negócio. Além disso, permite comparações externas e controle sobre os gastos utilizados em treinamento de colaboradores e em outros setores.
As comparações externas são feitas com empresas concorrentes, e segue sendo o maior benefício da prática. Sendo assim, é possível fazer um estudo sobre as tendências do mercado e planejar os próximos passos para o futuro. Assim, a contabilidade gerencial registra, avalia, organiza, interpreta e mostra as variações que acontecem com o patrimônio da empresa.
Demais benefícios da contabilidade gerencial para o negócio
Redução de riscos
A contabilidade gerencial oferece informações e dados concretos, o que diminui o risco de cometer erros ao tomar decisões, evitando assim os prejuízos com o negócio.
Aumento de produtividade
Por fornecer dados e informações sobre o negócio, fica mais fácil de entender quando há necessidade de investir em capacitação da equipe, contratação de novos colaboradores ou manutenção de máquinas, por exemplo.
Precificação mais eficiente
É comum que as empresas não considerem os fatores externos e acabam não orçando seus produtos e serviços de forma correta. Nesse caso, a contabilidade gerencial auxilia a entender verdadeiramente quanto vale cada um.
Otimização da gestão financeira
O crescimento de uma empresa envolve também a parte financeira. Ou seja, a contabilidade. Dessa forma, pode-se afirmar que a contabilidade financeira trabalha para que os investimentos sejam otimizados e a empresa tenha resultados cada vez mais satisfatórios. Entre outras vantagens também podemos citar:
Gestão financeira através de fluxo de caixa;
Redução de desperdícios;
Comunicação que favorece decisões estratégicas.
Diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade fiscal
A contabilidade gerencial obtêm dados e os apresenta de maneira específica, bastante minuciosa, servindo principalmente aos gestores e demais cargos superiores. Ou seja, a ferramenta é usada para que empreendedores tomem decisões operacionais em prol da organização, impactando assim na vida financeira do negócio. Esse método de contabilidade depende muito da previsão de mercados e tendência. Já a contabilidade financeira tem foco externo, sendo apresentada para os agentes que estão fora da empresa. Seu intuito é elaborar demonstrações financeiras para clientes, acionistas, credores.
Fonte: Rede Jornal Contábil
Deixe um comentário