A auditoria é um procedimento de grande importância que garante que os processos internos de uma empresa sejam realizados com total transparência.
Entre os benefícios desse tipo de serviço, podemos citar a segurança para a empresa, uma vez que a auditoria permite que todos os protocolos sejam seguidos para manter a qualidade, garantir o crescimento saudável da organização e ganhar credibilidade em seu segmento.
A definição de auditoria empresarial
A auditoria empresarial se refere às análises das operações para adequá-las aos procedimentos internos das empresas, a fim de propiciar clareza, economia e segurança em todo círculo de relacionamento profissional: seja com clientes, acionistas, fornecedores e clientes.
Durante o processo de auditoria empresarial são avaliados todos os controles internos (trabalhistas, tributários e contábeis) e o desenvolvimento anual da empresa, buscando qualquer tipo de incoerência nas informações registradas e proporcionando meios para que os gestores criem medidas de melhoria.
Depois da análise, o auditor empresarial precisa elaborar relatórios, dando o seu parecer sobre a situação atual dos processos internos da empresa.
Nestes relatórios são apontadas todas as medidas que deverão ser feitas para que os procedimentos estejam de acordo com as políticas organizacionais internas.
Um ponto importante que vale citar é que, geralmente, a auditoria empresarial é conduzida por um profissional (auditor) independente e que não tenha ligação com a empresa.
Essa precaução tem o objetivo de garantir a imparcialidade das análises e a precisão dos relatórios entregues aos gestores.
O objetivo da auditoria empresarial é apontar possíveis erros que comprometem os resultados da empresa como um todo e que podem, inclusive, prejudicar o nível de satisfação das equipes.
Deixe um comentário