A gestão de uma empresa no mercado atual deve considerar diversos fatores, dentre os quais estão o seu fluxo financeiro e o acompanhamento de projetos para o direcionamento de seus recursos. Desta forma, a gestão financeira de uma empresa se refere a um conjunto de procedimentos administrativos que objetivam executar, analisar e controlar as atividades principalmente nos pequenos projetos, além de realizar o planejamento em longo prazo. Dentro da era digital, a gestão financeira se tornou bastante abrangente, já que faz parte de uma gestão global, tal como todos os outros processos de uma organização.
Os resultados dos projetos impactam a empresa de forma ampla
Isso porque é necessário considerar o impacto entre os setores e o resultado entregue ao cliente final, já que todos os departamentos de uma empresa, assim como todos os projetos em andamento, resultam na construção do relacionamento com o cliente, na otimização de processos e na motivação do capital humano.
A tecnologia nos controles internos
A gestão financeira de uma empresa pode ser customizada e tecnológica. Já que é possível investir em um sistema ERP (na sigla em inglês, Enterprise Resource Planning – sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa) que comporte essa vertente, considerando os dados em tempo real e a importância de integrá-los a outras áreas, como o setor de compras, vendas e logística, por exemplo.
Fluxo de caixa e projetos
Contudo, considerando uma pequena empresa em sua base, a gestão financeira deve consistir na organização das contas, gestão do fluxo de caixa, classificação de custos, cobranças, conciliação bancária, redução de custos, análise de benefícios dos projetos, dentre outros aspectos.
O controle de recursos
Captar e direcionar recursos é uma necessidade de todas as empresas. Por isso, organizar pagamentos e recebimentos, bem como, manter em dia os fluxos contábeis de uma empresa, faz parte da gestão financeira de qualquer negócio. Sendo assim, quanto mais organizada a empresa for, mais automatizado será esse processo. Manter em dia os pagamentos em relação ao fisco faz parte da gestão financeira.
Hoje, abrangente, a gestão financeira é capaz de ser adaptada para que a empresa cresça de maneira direcionada, otimizando seus recursos. Na era digital a qual vivemos, pode ser parte do fluxo da empresa, considerando os planejamentos em longo prazo.
Adapte as ações empresariais
Por isso, essa gestão deve ser resiliente, flexível e considerar os fatores externos, já que se refere a um planejamento de recursos que deve levar em conta a economia e sua volatilidade, assim como os demais planejamentos de uma organização atual.
Fonte: Portal Notícias Concursos
Deixe um comentário