A Receita Federal divulgou que a partir desse ano, o período de entrega das Declarações do Imposto de Renda Pessoa (DIRPF/2023) ocorrerá no período de 15 de março a 31 de maio. A alteração tem o propósito de permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.
Para o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor-fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preechida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para consolidação dos dados. “A pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”, ressaltou. As novas regras da DIRPF/2023 serão anunciadas em 27 de fevereiro.
Para o diretor de Operações da Fortus Group, contador Evanir Aguiar dos Santos, a prorrogação do prazo de entrega da Declaração é um ponto bem positivo. Porém, apesar de o início da entrega ter sido postergado, não implicará em atraso no pagamento da primeira cota de restituição, o que também é benéfico, ressalta ele. O contador evidencia que a medida permitirá que as pessoas que conseguirem, façam antes de 15 de março a entrega da Declaração pela pré-preenchida, diretamente pelo Portal e-CAC da Receita Federal, utilizando, então, o Certificado Digital ou o Gov.br, através do serviço meu Imposto de Renda.
Ele observa que é uma forma de o governo estimular que as pessoas façam a entrega da Declaração de Renda pelo modelo pré-preenchido, o que considero algo bom, pois já traz dados informados pelas empresas, pelas fontes pagadoras, através da DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) ou da Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias).
“Contudo, neste aspecto, o contribuinte precisa ter muito cuidado e não se basear apenas no que está na pré-preenchida. Quem faz pelo modelo completo ou que tenha outras informações que não estejam nos documentos mencionados, aconselho que esperem, até porque demora um pouco o processamento dos dados de todas as fontes pagadoras e de todas as despesas. Então, a recomendação que dou para quem faz pelo modelo completo é aguardar e fazer a partir de 15 de março”, salienta Evanir Aguiar dos Santos.
Fonte: Gov.br e declarações obtidas diretamente com o diretor Operacional da Fortus Group, contador Evanir Aguiar dos Santos
Deixe um comentário