Conhecer todas as áreas da sua empresa é de vital importância para a prosperidade dos negócios. Pode ser burocrático e cansativo, mas é vital para que haja uma evolução. A parte contábil é uma das que merece bastante atenção, pois o empreendedor que não lida com essa parte provavelmente comete erros contábeis que irão prejudicar o seu negócio.
Erros cometidos no ramo contábil:
– Não emitir notas fiscais – quem deixa de emiti-las não retêm impostos e não documenta as vendas de produtos e serviços da gestão. Como consequência disso, o fisco não obtém as informações necessárias para tributar as operações financeiras. E o resultado é que sua empresa estará na ilegalidade. Além disso, ficará com seus dados equivocados e, com isso, fará o cálculo incorreto de alíquota. Logo, terá o cadastro desatualizado de clientes e não armazenará as notas fiscais. Por isso, é muito importante emitir as suas notas fiscais corretamente, pois além de permitir o pagamento de impostos, elas facilitam o trabalho da sua gestão financeira.
– Não ter um bom contador para tirar as dúvidas e orientar – não pense que este profissional só deva ser solicitado na época de declarar o Imposto de Renda. Na verdade, as funções vão muito além. Ele pode indicar as melhores decisões para melhorar a performance financeira. E, por ser um especialista em questões trabalhistas, tributárias e patrimoniais, também é capaz de ajudar a controlar o fluxo de caixa e calcular os tributos que devem ser pagos. O contador pode ser seu braço direito no mundo dos negócios.
– Não atualizar lançamentos e conciliações – esse erro pode ser cometido devido à desorganização ou à falta de tempo do empreendedor. Passar um longo período sem realizar essa atividade impactará negativamente a tomada de decisão, que deve ser realizada com os relatórios e demonstrativos financeiros atualizados. Cálculos falhos, informações desatualizadas, erros de digitação e falta de revisão das informações lançadas podem dar origem a diversas falhas e prejuízos financeiros para a empresa.
– Não realizar um planejamento tributário – em um país onde se pagam muitos tributos, você não pode se esquecer de realizar um planejamento tributário em sua rotina empresarial. Ele é uma ferramenta que ajuda a encontrar as condições e os prazos ideais na hora de pagar tributos, sempre dentro da legalidade. O empreendedor que não planeja o pagamento de tributos onera o orçamento, paga mais do que precisa e não respeita as exigências tributárias. Desse modo, faça o seu planejamento tributário, reduza custos e diminua os processos burocráticos em sua companhia.
– Erros de cálculo – falhas fazem parte da rotina de quem deseja empreender e crescer no mercado. Em todas as situações, é preciso analisar o que aconteceu e encontrar a origem de cada equívoco. Por isso, fique atento para não cometer erros de cálculo, por exemplo, no fluxo de caixa ou no livro contábil, mesmo quando utiliza uma ferramenta de automação. Delegue essa tarefa para uma pessoa responsável e competente.
– Misturar finanças pessoais com as empresariais – fazendo isso, você pode se meter em maus lençóis e, por exemplo, deixar o orçamento no vermelho e não pagar as contas no final do mês. Por isso, o recomendável é ter contas bancárias distintas para cada um, definir qual é o seu salário e não fazer retiradas frequentes do caixa, e anotar todos os gastos. Nada de usar o cartão da empresa para abastecer seu carro, ok?
– Não documentar e analisar resultados corretamente- a documentação e a análise de informações não são processos triviais. Na verdade, elas fomentam a tomada de decisões mais precisas, pois mostram se os resultados foram positivos ou não. Ao não realizá-las, você comete um grave erro contábil. Desse modo, produza relatórios específicos para cada setor do seu negócio, inclusive sobre os tributos pagos e as notas fiscais emitidas, por exemplo. A partir disso, você amplia o seu campo de visão sobre o presente e o futuro da empresa e consegue ser mais eficaz em sua rotina.
– Realizar tarefas manualmente – deixe de lado os papéis e utilize a tecnologia. Atualmente, computadores, internet e outros componentes tecnológicos são instrumentos básicos para produzir mercadorias de qualidade e prestar um serviço eficiente. Um erro de contabilidade comum está na realização de tarefas manuais. Atualmente, é possível introduzir tecnologias em vários setores com emissor de notas fiscais e softwares desenvolvidos para diversas áreas de negócio. É importante destacar ainda que o empreendedor não pode jogar todas as responsabilidades financeiras e contábeis para o seu contador. Sabe por que? Porque ambos os profissionais precisam trabalhar em parceria, lado a lado, a fim de que haja prosperidade nos negócios.
Fonte: Jornal Contábil
Deixe um comentário